MEDITAÇÃO

quinta-feira, 15 de junho de 2017

EVANGELHO NO LAR

"Atende o Mestre que te bate à porta"
"Sempre que se ora num lar, prepara-se a melhoria do ambiente doméstico"
Cada prece do coração constitui emissão eletromagnética de relativo poder. Por isso mesmo, o culto familiar do Evangelho não é tão só um, curso de iluminação interior, mas também processo avançado de defesa exterior, pela claridade espiritual que acende à volta.
"O homem que ora traz consigo inalienável couraça."
"O Lar que cultiva a prece transforma-se em fortaleza."

(Os Mensageiros - Chico Xavier/André Luiz - Cap.37)

Por que fazer o "Evangelho no Lar" ?

O cultivo dos bons pensamentos satura o ambiente doméstico de boas vibrações e facilita a presença dos benfeitores espirituais, que trazem amparo e inspiração necessária para superar as dificuldades que porventura surjam na vida.

Como fazer:

Escolher um dia e uma hora na semana em que seja possível a presença de todos os elementos da família, ou a maior parte deles. Caso não seja possível, nada impede que se faça o Evangelho no Lar estando só.
O ideal seria transformar este período em que os componentes do lar se encontram à volta dos ensinamentos de Jesus em período de harmonia, aumentando a capacidade de compreensão e a possibilidade de vivenciar os ensinamentos do Mestre Jesus no dia a dia, tornando o ambiente mais tranquilo.
Forçar as pessoas a participarem seria um ato de agressão e imposição que poderia provocar discórdias.
Não esquecer que estamos sempre acompanhados dos benfeitores e quão importante é cumprir com o horário escolhido. Os Irmãos Superiores têm trabalho, por isso a pontualidade e horário e dias fixos são importantes, até porque muitas vezes eles trazem irmãos necessitados a assistirem a tal ato de harmonia para aprenderem o caminho da evolução.

Iniciar a reunião com uma prece.

Fazer a leitura de "O Evangelho Segundo o Espiritismo" e comentários breves sobre os textos lidos, buscando a essência dos ensinamentos para a aplicação na vida diária; procurar mesmo comentar fatos da semana que se enquadram no texto apreciado.
Procurar estimular a participação de todos os componentes, colocando o que foi entendido, com o objetivo de auxiliar a compreensão de todos os participantes.
  1. Não criar polêmicas.
  2. Não alongar os comentários.

Não esquecer que estamos com a companhia de amigos espirituais que desejam o nosso desenvolvimento e se mantêm a postos aproveitando as melhores oportunidades para nos incutirem melhores sentimentos e disposição para o bem.

  1. Fazer vibrações pelo lar onde o Evangelho vai ser estudado;
  2. Para os presentes, seus parentes, amigos e vizinhos;
  3. Para a Paz na Terra;
  4. Para a implantação e a vivência do Evangelho em todos os lares;
  5. Para o entendimento fraternal entre todas as religiões;
  6. Para a cura ou melhoria de todos os enfermos, do corpo ou da alma, minorando seus sofrimentos e suas vicissitudes;
  7. Para o incentivo aos trabalhadores do Bem e da Verdade.
  8. Podem-se fazer também vibrações especiais, em casos concretos que preocupem os presentes e a sociedade;
  9. Fazer a prece de agradecimento e encerramento.
Orientações adicionais.

  • Evitar comentários ou conversação menos edificantes durante o "Evangelho no Lar" e também durante toda a semana, para manter a harmonia recebida neste momento.
  • Não suspender a prática do "Evangelho no Lar" em virtude de visitas inesperadas, passeios adiáveis ou acontecimentos fúteis.
  • As crianças só devem participar do "Evangelho no Lar" quando tiverem idade ou mentalidade suficientes para acompanhar os trabalhos, sem inquietação ou fadiga. Elas podem e devem colaborar ativamente, segundo sua capacidade, quer nas preces, quer nos comentários.


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

  1. Embora a assistência do Plano Espiritual seja indispensável para o andamento normal de "O Evangelho no Lar", acautelar-se para não transformar a reunião em trabalho mediúnico; a mediunidade e a assistência espiritual devem ser atendidas em Centro Espírita idôneo.

              EVANGELHO NO LAR - Divaldo Pereira Franco



Nenhum comentário:

Postar um comentário